Notei consequentemente que não sou mais aquela menina de 15, mas tenho muito sobre ela somada a outras coisas que aprendi com o tempo. Tempo este é o objetivo deste espaço, contabilizar em escrita esse tempo e ir aos poucos aprendendo, dividindo e refazendo, afinal daqui a 30 meses eu faço 30! E eu nem senti tanto tempo passar!

quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Perdão Austen, por tantos anos de Preconceitos

Olá pessoas, como estão?

Este não é um blog literário, mas bem poderia ser não é? Parte enorme desta pessoa de quase 30 é dominada pelos livros. Mas vim falar de uma outra pessoa, que conheci mais profundamente em 2015, por puro preconceito. 



Por falar em preconceito, Orgulho e Preconceito é sua obra mais falada, a primeira que li, ou melhor devorei. Então minha amiga, amigo, colega, cara pessoa: se você nunca leu, leia. Jane Austen era uma gênia contemporânea mesmo antes do contemporâneo atual existir. E assim como O Pequeno Príncipe, deveria ser lida por todos.

Naquela sociedade inglesa totalmente preconceituosa de quase três séculos atrás Jane escreveu poucas mas significativas obras que ainda hoje são atuais, desculpe-me Jane, hoje são cada vez mais atuais. Quantas Lizzies e Darcys existem dentro de cada um de nós? Quanto orgulho e preconceito nos rodeia no dia a dia. 

Pare e reflita, você realmente não foi preconceituoso hoje? Ou orgulhoso!?

Sim, eu fui. Somos humanamente incapazes de não ser. Mas Darcy e Lizzie nos mostram que é possível e preciso conviver com isso, é corajoso se assumir assim e que para recomeçar basta se reconhecer. 

Então eu reconheço e peço perdão Austen por 28 anos de negações às suas obras! 

Um brinde à Jane por seus 240 anos de vida! Porque sim, ela continua viva em cada linha de cada edição de cada livro por ela escrito. 

Alguns artigos interessantes sobre Austen:


Nenhum comentário:

Postar um comentário