Notei consequentemente que não sou mais aquela menina de 15, mas tenho muito sobre ela somada a outras coisas que aprendi com o tempo. Tempo este é o objetivo deste espaço, contabilizar em escrita esse tempo e ir aos poucos aprendendo, dividindo e refazendo, afinal daqui a 30 meses eu faço 30! E eu nem senti tanto tempo passar!

domingo, 13 de dezembro de 2015

#naminhaestante Diário da Princesa

O que acontece quando você pensa que uma série acabou, mas anos depois é surpreendido com um livro bônus? 

Foi assim com a Princesa Mia e o Casamento da Princesa! 




Conheci a série como a maioria dos seres humanos: assisti o filme e sabia que era de um livro. Fim. Mas eis que um dia navegando nas promoções do muso livristico do submarino eu descobri que a série tinha 10 livros e eu fiquei enlouquecida de vontade de lê-los. Comprei e li os 10 livros (que não são tão grandes) em uns 6/7 dias? (Ok, me julguem, mas era feriado). 

A escrita fluida e o humor da protagonista são marcantes na história. Afinal Mia cresceu como a moradora de um loft no subúrbio de New York, com sua mãe e seu gato, passando as férias no castelo de verão de seu pai e sua avó (tá certo que não é normal o pai ter um castelo, mas ela achava que o pai era apenas um milionário ostentador). 
Sua vida social era reduzida a amiga Lily e seu irmão chato de galocha Michel com quem passava algumas de suas horas livres, ou ajudando Lily com seu programa de tv ou assistindo sua musa Princesa Leia com o Michael.

Assim de uma hora pra outra ela se descobre princesa e herdeira do trono de um país fictício chamado Genóvia (gente pra mim ele é real) e sua vida, suas neuras, suas amizades mudam para sempre! 

Pra quem leu os 10 primeiros livros acompanha a evolução da Mia durante o ensino médio, dos 14 aos 18 anos, por meio dos diários dela. Como toda adolescente ela tem neuras, medos, faz descobertas, se apaixona, quebra a cara e tudo isso aprendendo a ser princesa com a vó mais louca do planeta. E no final do 10º livro ela teve o fim que a série precisava, mas Meg linda e maravilhosa resolveu dar uma segunda chance pra Mia (milhares de cambalhotas) e lançou o 11º livro da série em comemoração ao 15º ano de lançamento do primeiro livro da série. E veja bem o final não poderia ser mais lindo! 

Mia está ainda com o mesmo namorado maravilhoso que terminou o 10º livro lá no passado e a imprensa está alucinada querendo que ele a peça em casamento, bom o pedido é feito de maneira maravilhosa e tals e se não bastasse a loucura de ser noiva, milhares de crises genovianas e bagunças de seu pai e avó estão colaborando para que sua sempre agitada e conturbada vida jamais se altere. 

Ela vê o passado se repetindo e faz de tudo para que as consequências sejam menores, utilizando (ou tentando) toda diplomacia que adquiriu desde que virou princesa. O interessante deste segundo fim é que ele mostra uma Mia mais madura, adulta mas na mesma essência daquela destrambelhada adolescente que aprendemos a amar! 

Vale a pena a leitura, a saudade infinita, todas as gargalhadas e a despedida ainda mais triste (porque né gente, é sempre difícil se despedir de um livro, quem dirá de uma série, ainda mais DUAS vezes!!!). 


Ps: A adaptação para o cinema (para quem não viu) conta com dois filmes, mas apenas o primeiro é fiel aos livros tanto que Mia cita o segundo em seus diários futuros. E é protagonizado pela maravilhosa diva master Anne Hathaway no papel da encantadora, mas destrambelhada Mia <3. 


Até mais pessoas! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário