Notei consequentemente que não sou mais aquela menina de 15, mas tenho muito sobre ela somada a outras coisas que aprendi com o tempo. Tempo este é o objetivo deste espaço, contabilizar em escrita esse tempo e ir aos poucos aprendendo, dividindo e refazendo, afinal daqui a 30 meses eu faço 30! E eu nem senti tanto tempo passar!

quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Na Estante Amarela - Eu li: Se eu Ficar


Sinopse

A última coisa de que Mia se lembra é a música. Depois do acidente, ela ainda  consegue ouvir a música. Ela vê o seu corpo sendo tirado dos destroços do carro de seus pais mas não sente nada. Tudo o que ela pode fazer é assistir ao esforço dos médicos para salvar sua vida, enquanto seus amigos e parentes aguardam na sala de espera... e o seu amor luta para ficar perto dela. Pelas próximas 24 horas, Mia precisa compreender o que aconteceu antes do acidente e também o que aconteceu depois. Ela sabe que precisa fazer a escolha mais difícil de todas.


Acredito que este seja um livro que ao menos uma grande parcela já tenha ouvido falar, até porque virou um filme lindo, com uma trilha sonora emocionante. E por ser da maravilhosa Gayle Forman, que não me conquistou com este, mas com a continuação dele. Mas não é sobre isto que vim falar aqui. Se eu ficar narra a história de Mia, alternando flashs de passado e presente ajudando a personagem a construir a decisão de seu futuro.

Tudo começa quando em um dia de nevasca Mia saí com sua família para um passeio, mas antes que cheguem ao seu destino são interrompidos por um grave acidente. A partir deste momento ela passa a acompanhar sua vida de fora, desde o resgate até as esperas de seus familiares e  amigos  na sala de espera do hospital, onde ela se encontra inconsciente. Somos conduzidos para uma história de amor e música, família e descobrimento completamente envolvente, onde a jovem revive momentos que marcaram sua história, ajudando-lhe a encontrar argumentos para tomar a decisão de permanecer e viver seu sonho de ser uma grande violoncelista ou morrer e aliviar o sofrimento que a espera. 

 Dentre os muitos conflitos, estão o dilema de seus grandes amores a música (ela é uma violoncelista) e Adam (ele é um roqueiro, que conquistou seus sentidos todos),o paradoxo de ambos os amores a acompanha desde pequena. No caso do violoncelo por achar que  sua paixão pela música clássica a afasta da família de roqueiros, e no amor por achar que um roqueiro sexy como Adam mereceria uma mulher arrojada ao seu lado. 

Por fim, não sei ao certo como essa história me arrebatou, como meu mundo caiu ou tantas lágrimas puderam sair dos meus olhos. Demorei a pegar o jeito, a entender a bagunça da narrativa, mas depois compreendi que isso faz o livro fantástico, a escrita de Gayle Forman, completamente envolvente. Porque era exatamente assim que Mia estava, confusa, atordoada, com um turbilhão de emoções. Era assim que ela amava Adam, sua família, seu irmão Tedd e o violoncelo. Era assim que ela queria continuar viva, mas sem o sofrimento que a aguardava e queria desistir e morrer mas sem deixar os que amava. 

Só sei que esse livro é maravilhoso, intuitivo, reflexivo. É um livro de valores, amores e família, um livro musical, triste de um jeito feliz e feliz de um jeito triste. 
Os personagens são bem construídos, e ao longo da narrativa passamos a entender o porque cada um é tão importante na vida de Mia, é impossível não amá-los tanto quanto ela. Um por um, linha por linha. O texto é fluído, e faz com que mergulhemos no turbilhão interior que a protagonista vive, não posso falar sobre qualidade do material, porque li a história digital e tenho o livro para a coleção, mas não li diretamente nele, então não seria honesto de minha parte. (Abri meu exemplar ele é lindo, todo trabalho e com páginas amareladas). 



Acho quase impossível ler este livro e não chorar, se emocionar e agradecer... E o melhor de tudo é que a história continua, em Para Onde Ela Foi e mal posso esperar pra contar para vocês, como foi ou melhor para onde ela foi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário